"Depois de tantas buscas, encontros, desencontros, acho que a minha mais sincera intenção é me sentir confortável, o máximo que eu puder, estando na minha própria pele É me sentir confortável, mesmo acessando, vez ou outra, lugares da memória que eu adoraria inacessíveis, tristezas que não cicatrizaram, padrões que eu ainda não soube transformar, embora continue me empenhando para conseguir.” Ana Jácomo

Seguidores

julho 07, 2010

O louco - "Gibran Khalil Gibra"


"Perguntais-me como me tornei louco. Aconteceu assim:
Um dia, muito tempo antes de muitos deuses terem nascidos, despeitei de um sono profundo e notei que todas minhas máscaras tinham sido roubadas - as sete máscaras que eu havia confeccionado e usado sete vidas - corri sem máscara pelas ruas gritando: "ladrões, ladrões, malditos ladrões!"
Homens e mulheres riram de mim e alguns correram para casa, com medo de mim.
E quando cheguei à praça do mercado, um garoto trepado no telhado de casa gritou: "É um louco!" olhei para cima, para vê-lo. O sol beijou-me pela primeira vez minha face nua.
Pela primeira vez, o sol beijava minha face nua, e minha alma inflamou-se de amor pelo sol e não desejei mais minhas máscaras. E, como num transe, gritei: "Benditos, benditos sejam os ladrões que roubaram minhas máscaras!"
Assim me tornei louco.
E encontrei, tanto liberdade como segurança em minha loucura:
A liberdade da solidão e a segurança de não ser compreendido, pois aquele que compreende escraviza alguma coisa em nós."

Nenhum comentário:

Postar um comentário